A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde ocupacional como uma atividade multidisciplinar que promove e protege a saúde do trabalhador. A disciplina visa controlar acidentes e doenças, organizar e monitorar as condições e ambientes de trabalho para reduzir o risco.
Neste artigo, discutiremos alguns dos objetivos e a importância de investir no bem-estar no local de trabalho e destacamos as principais ações que podem ser implantadas nas organizações.
Qual é o objetivo da segurança do trabalho?
Os problemas mais comuns com os quais a medicina ocupacional tem que lidar são fraturas, cortes e distensões. Por exemplo, doenças devido a acidentes de trabalho, distúrbios de movimentos repetitivos, problemas de visão ou audição e exposição a substâncias insalubres ou radioativas.
A chave para a saúde e segurança ocupacional é garantir um alto nível de saúde mental, social e física dos trabalhadores. Além de prevenir todos os tipos de acidentes e incidentes, garantir que o local de trabalho esteja livre de elementos nocivos à saúde e garantir a segurança do local de trabalho, desde que o trabalhador cumpra os requisitos que lhe são confiados.
Ela também deve cuidar da saúde mental de seus funcionários e tratar e prevenir problemas causados pelo estresse no desempenho de tarefas ou relações de trabalho. Um bom programa de saúde no local de trabalho é fundamental para garantir a qualidade de vida dos trabalhadores.
Quais são as medidas de saúde ocupacional mais importantes?
Ao entrar em um novo cargo, os profissionais passam por um exame médico para determinar sua condição física e mental no momento da contratação.
Após a contratação, o teste deve ser repetido regularmente, e a medicina do trabalho pode ajudar caso surja algum problema de saúde relacionado ao trabalho.
É possível cuidar e manter a saúde dos colaboradores por meio de medidas importantes que todas as organizações devem seguir. Veremos alguns a seguir:
SIPAT
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é um evento promovido pela empresa CIPA para conscientizar e conscientizar os colaboradores sobre a importância do uso de equipamentos de proteção e demais medidas de segurança estabelecidas pela empresa. Deve ser feito pelo menos uma vez por ano.
Ergonomia
Profissionais que são sedentários por longos períodos de tempo, carregam cargas pesadas ou realizam muitos movimentos repetitivos correm o risco de desenvolver deficiências ergonômicas. Portanto, de acordo com as normas regulamentadoras de vários setores, o design do ambiente de trabalho deve permitir que os funcionários trabalhem confortavelmente e sejam produtivos.
Plano de alimentação saudável
Muitas doenças crônicas são causadas pela desnutrição. Por isso, a empresa deve implantar o programa com o objetivo de disseminar bons hábitos alimentares entre seus colaboradores. As empresas tomam precauções para reduzir despesas e manter os funcionários saudáveis por meio de programas de bem-estar.
Ginástica
Atividade física é sinônimo de saúde, 15 minutos de ginástica antes ou depois de sair do trabalho deixa a equipe mais relaxada e ativa, fortalece os músculos do corpo, ativa a circulação sanguínea e ajuda a evitar doenças ergonômicas.
Quais empresas devem adotar medidas de saúde ocupacional?
As medidas de saúde ocupacional são obrigatórias para todas as organizações , sejam elas pequenas, médias ou grandes. As práticas específicas exigidas variam com base em vários fatores, dependendo dos riscos das atividades que estão realizando.
As necessidades específicas de cada empresa devem ser avaliadas por profissionais da área que indicarão as formas necessárias de adequação às exigências legais.
Qual é o objetivo da segurança do trabalho?
Por um lado, a saúde e segurança no trabalho, como já dissemos, visa garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, tomando medidas para ajustar o ambiente de trabalho para reduzir a probabilidade de acidentes ou desenvolvimento de doenças.
Por outro lado, as empresas que adotam essas ações também têm benefícios, que vão desde o pagamento de verbas rescisórias e ações trabalhistas (que podem resultar em grandes somas de dinheiro dependendo da situação) até ganhos de produtividade com a mesma segurança e saúde que os funcionários estão mais propensos a fazer seu melhor trabalho para a organização.
Benefícios de investir em Medicina do Trabalho
Investir em saúde no local de trabalho oferece muitos benefícios para funcionários e empregadores. Abaixo listamos alguns:
- Reduzir ou eliminar acidentes e doenças ocupacionais
Os empregadores que investem em saúde e segurança ocupacional podem prevenir situações que possam comprometer a integridade física e mental de seus empregados. O risco de acidentes e doenças profissionais é reduzido com base em medidas de prevenção de riscos e iniciativas de saúde.
- Reduza os custos de negócios
Inicialmente, os investimentos em saúde do trabalho são um pouco maiores, mas no médio e longo prazo, essas práticas ajudam a reduzir custos para as empresas.
Há duas razões principais para isso: Primeiro, uma redução nas licenças médica. A segunda questão é menos interrupção e tempo de inatividade, o que obviamente prejudica os negócios.
Além disso, ao substituir máquinas, por exemplo, alguns equipamentos de proteção individual podem não ser mais necessários e os custos de entrega são eliminados. Também pode acontecer que os ambientes insalubres sejam eliminados e as empresas não precisem mais pagar por ambientes insalubres adicionais. O mesmo se aplica a outras taxas, como valores de taxa fixa de risco.
- Evite o risco de multas e processos trabalhistas
Embora esse privilégio esteja intimamente relacionado ao anterior, ele merece um tema próprio. A segurança do trabalho é uma obrigação legal e as empresas devem estar preparadas para serem inspecionadas pelo Ministério do Trabalho e visitadas por órgãos locais ou estaduais competentes.
O investimento suficiente nesta área pode garantir que o risco de problemas como fiscalizações do trabalho , multas e processos judiciais seja reduzido ou mesmo eliminado. Porque se todos os processos estiverem funcionando corretamente, não há motivo para a empresa ser penalizada.
Com menos problemas de inspeção, as empresas enfrentam menos multas, menos danos à reputação e menos envolvimento em vários escândalos, resultando em melhor desempenho da empresa.
- Melhoria significativa na imagem corporativa
Ao investir na saúde e segurança dos colaboradores, a imagem da empresa é mais positiva e a imagem corporativa é reforçada. Por exemplo, ganha reputação do cliente e melhor posicionamento no mercado.
Além disso, elevar o perfil é um importante aliado para que a empresa se torne referência e autoridade em seu ramo de atuação. Isso permite que a empresa se posicione como a melhor oportunidade de negócios e compras para seus clientes.
- Aumenta a motivação e produtividade da equipe
O investimento em segurança e proteção da saúde ocupacional é fundamental para a satisfação dos funcionários. Um ambiente seguro e saudável aumenta o sentimento de pertencimento dos funcionários e o orgulho de trabalhar para uma empresa que se preocupa com seu bem-estar.
Além disso, os trabalhadores que não estão expostos a riscos ocupacionais tendem a ser mais motivados, mais focados em seu trabalho e, geralmente, têm menos dificuldade em concluir as tarefas. Como resultado, os empregadores podem fazer melhor uso da força de trabalho.
Sabia que a JRQ Master já está integrada ao e-Social? Temos plataformas automatizadas, que cuidam da integração, facilitando o processo, trazendo economia de tempo e excelência a sua empresa.
Entre em contato com nossos consultores e conheça como podemos te ajudar. Basta clicar aqui.