Tão importante para certificar e garantir a saúde e segurança do Trabalhador, os médicos da empresa têm um papel fundamental no desempenho da empresa.
Seja dentro de uma organização ou em uma clínica de saúde ocupacional, a principal tarefa desse profissional é manter a qualidade de vida dos colaboradores.
Quem é o médico da empresa?
Profissionais de saúde ocupacional são profissionais com formação médica que se especializam em medicina do trabalho e realizam treinamento de residência com foco na saúde do trabalhador ou condições relacionadas.
Para se tornar um profissional de saúde ocupacional, é necessário ser credenciado pelo Conselho Nacional de Residência do Ministério da Educação, que possui legislação própria desde 1960, e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) existe desde 1968.
A Resolução nº 1.488, de 1998, estabelece diretrizes para os procedimentos que os médicos podem realizar nos trabalhadores.
Os próprios médicos da empresa foram reconhecidos como médicos profissionais em 2003 pela Resolução nº 1.634 da Comissão Mista composta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Nacional de Residências (CNRM).
Esta especialização médica foca-se nas patologias relacionadas com o ambiente de trabalho e atividades, garantindo a melhoria contínua do ambiente social e laboral.
Além disso, é necessário algum conhecimento da profissão, como: Terminologia jurídica, gestão, toxicologia, ergonomia, higiene industrial, etc.
Qual é o seu papel
Os médicos do trabalho podem trabalhar para empresas de qualquer porte, bem como trabalhar para elas como autônomos ou em clínicas de medicina do trabalho. Sua função é sempre focar nos trabalhadores e mediar suas relações saudáveis de acordo com as necessidades do empresário.
Esse profissional também cuida do bem-estar e da qualidade de vida dos colaboradores, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. Também é diagnosticado e documentado na integração do funcionário e por meio de inspeções regulares enquanto o funcionário está na empresa.
O médico da empresa também pode realizar cursos ou treinamentos na área de saúde para funcionários da empresa e demais funcionários.
Além disso, devem trabalhar de forma interdisciplinar com outros grupos profissionais, como fisioterapeutas, engenheiros de segurança, psicólogos, etc.
Qual é o papel do médico da empresa?
Os médicos da empresa têm muitas responsabilidades, como:
- Classificar as pessoas com deficiência como pessoas com deficiência para fins de emprego;
- Proporcionar reabilitação física e ocupacional através do diagnóstico e notificação de doenças e acidentes de trabalho;
- Desenvolvimento, implantação e gestão de planos de controle de saúde ocupacional, PCMSOs e seus relatórios anuais;
- Elaboração de relatórios de atividades de saúde ocupacional;
- Acompanhamento de funcionários e gestores da empresa por meio de triagem periódica para avaliação de portadores ou suspeitos de doença ocupacional para possível encaminhamento ao INSS;
- Fornecer informações sobre triagem de funcionários ao departamento de recursos humanos da empresa;
- Implementar medidas de reabilitação para trabalhadores que dependem de qualquer forma de produtos químicos;
- Identificar e limitar o uso de equipamentos de proteção individual, EPI (se necessário);
- Examinar o ambiente de trabalho e identificar fatores de risco;
- Interpretar e seguir normas e regulamentos e cumprir com os órgãos governamentais;
- Campanhas de vacinação, campanhas antitabagismo, etc.;
- O processo de realização e acompanhamento de inspeções de saúde ocupacional, emissão de atestados de saúde ocupacional, ASOs;
Qual a importância do médico da empresa para a empresa?
Além de fazer valer as questões trabalhistas necessárias ao bom funcionamento da empresa, o médico da empresa também pode fazer diversas outras contribuições, como:
- Desenvolver uma cultura de contribuição para a saúde e segurança promovendo valores dentro da empresa;
- Manter controle médico sobre a saúde dos funcionários;
- Criar um ambiente de trabalho saudável;
- Criar um clima social positivo e, em última análise, aumentar a produtividade;
- Reduzir os custos financeiros associados a acidentes, absentismo ou doenças profissionais.
Entendendo
Se você tem interesse em saber o que é medicina do trabalho, saiba que essa área também se refere à saúde física e mental dos trabalhadores das empresas e do setor público.
Isso ocorre principalmente em instalações onde os funcionários correm riscos ao realizar suas atividades cotidianas, tais como: Em fábricas e prédios onde máquinas pesadas devem ser movimentadas. Por exemplo, um profissional de saúde ocupacional pode indicar a melhor forma de se proteger e quais equipamentos ele deve usar para mantê-lo seguro.
Para entender a finalidade da medicina do trabalho, pense em como garantir o bem-estar dos funcionários que trabalham nas empresas brasileiras, desde ajudar na prevenção de acidentes e doenças até auxiliar no momento em que um trabalhador precisa de tratamento médico para situações reais.
Cada vez mais as empresas estão reconhecendo a importância da medicina ocupacional, pois garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários aumenta a produtividade e aumenta a satisfação dos funcionários. Atualmente, é um dos cursos mais procurados pelos estudantes de medicina.
O que faz um médico profissional?
A principal tarefa de um médico de empresa é promover a saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho, essa função inclui diversas atividades no cotidiano profissional, como não colocar em risco a saúde de todos.
Além disso, o profissional pode solicitar exames e diagnósticos, prestar assistência médica, acompanhar o paciente no tratamento necessário, ou instruir outros profissionais sobre os meios para garantir um ambiente seguro para todos, o Plano de Controle Médico de Saúde (PCMSO) e outras atividades de saúde ocupacional. e medida de segurança.
Profissionais de saúde ocupacional ajudam a melhorar a postura dos funcionários, ensinando alongamentos e atividades similares e fornecendo dicas sobre hábitos e estilos de vida mais saudáveis.
A aplicação da profissão também pode ser observada em clínicas de saúde ocupacional, onde os exames de admissão e alta são administrados por profissionais de outras empresas, e é elaborado o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), documento que atesta que o profissional que o institui pode trabalhar.
Os profissionais de saúde ocupacional devem estar sempre atentos ao ambiente da empresa e ao estado físico e mental de seus funcionários. Por meio dessa observação, ele pode prevenir acidentes, melhorar as condições gerais de trabalho, ajudar no tratamento de doenças crônicas e comunicar uma experiência saudável.
Sabia que a JRQ Master já está integrada ao e-Social? Temos plataformas automatizadas, que cuidam da integração, facilitando o processo, trazendo economia de tempo e excelência a sua empresa.
Entre em contato com nossos consultores e conheça como podemos te ajudar. Basta clicar aqui.