objetivo da ergonomia

Qual é o Principal Objetivo da Ergonomia?

Entende-se por ergonomia um grupo de disciplinas que estuda o ambiente de trabalho onde ocorre a interação entre pessoas ou máquinas. O principal intuito desta prática é desenvolver e implementar técnicas de adaptação das pessoas ao seu trabalho e formas eficazes e seguras de o fazer.

A origem é grega, onde ERGO = trabalho e NOMOS = regras. A IEA (International Ergonomics Association) a define como: “A disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.” (2010).

O propósito da ergonomia é desenvolver e implementar técnicas que permitam que as pessoas se adaptem ao seu trabalho de forma eficiente, segura e confortável. A IEA divide a ergonomia em três competências:

  • Ergonomia Física: Relaciona-se com as respostas corporais e psíquicas do corpo humano, incluindo o estudo da postura, manipulação de itens, repetição de movimentos, lesões músculo-esqueléticas, demandas de trabalho, segurança e bem-estar. 
  • Ergonomia Cognitiva: Determina a interação de processos mentais, memória, raciocínio, percepção, atenção, pensamento, controle motor e como eles interferem nas relações entre as pessoas e outras partes do sistema. O que significa entender: carga  de trabalho mental, vigilância, julgamento, desempenho e habilidades, interação humano-computador, treinamento e erro humano. 
  • Ergonomia organizacional: É o aperfeiçoamento dos sistemas sócio-técnicos, ou seja, estrutura organizacional, princípios operacionais e processos. Significa comunicação, trabalho por turnos, satisfação no trabalho, trabalho em equipe, teoria da motivação, controle do trabalho, organizações em rede, teletrabalho, qualidade e ética.

Origem da Ergonomia

Embora o tema seja novo, sua origem mostra quão antigos são os problemas de adaptaçã. Isto porque no século XX nasceu legitimamente, mas as pessoas procuram soluções para ajustar o trabalho e suas atividades às suas circunstâncias desde a pré-história. 

objetivo da ergonomia
objetivo da ergonomia

Ergonomia é, portanto, possibilitar uma pessoa a exercer uma determinada atividade ajustando o local e seus recursos de acordo com ela. 

Leia Também:  Perda auditiva ocupacional: O que é, sintomas e como prevenir

Nossos ancestrais pré-históricos entenderam que a adaptação de armas era necessária para sua sobrevivência. Isso facilitava sua própria defesa e também a caça. Eles elaboraram também objetos, ferramentas e instrumentos para moldar o ambiente circundante. 

Mesmo com uma antiga história, a utilização do termo “ergonomia” foi pela primeira vez somente em 1857 por Wojciech Jarstembowsk, na Polônia. Desde então, vem sendo estudada não somente no local de trabalho, mas também nas atividades da rotina, esportivas e até no lazer.

Importância da ergonomia no trabalho

Como já vimos, ergonomia significa proporcionar condições de trabalho melhores aos funcionários da empresa, adequando o ambiente e os processos da organização. 

Os objetos de pesquisa da área são os agentes que resultam nos problemas para a saúde física e psíquica dos trabalhadores, pois o principal motivo da pouca produtividade é a falta de conforto causada pela adequação ruim dos locais de trabalho e seus instrumentos. 

A causa desse desconforto pode ser o ruído, a temperatura ou até mesmo a iluminação. Dessa forma, a ergonomia visa a diminuição desses problemas influenciando diretamente em agentes que contribuem para o mau desempenho, baixa capacidade de entrega e produção de qualidade, etc. 

A exposição ao ruído excessivo no local de trabalho pode afetar diretamente a qualidade auditiva do empregado. Portanto, a ausência de medidas que previnem estas e outras causas, pode levar à perda auditiva temporária ou total.

A falta de iluminação adequada pode levar à deficiência visual, cefaléia e problemas com a produtividade do seu funcionário. Por último, a exposição a altas temperaturas, seja calor, frio ou umidade, potencializa o índice de falhas e até causa problemas de saúde no funcionário. 

Investir na melhoria dos locais de trabalho e das ferramentas utilizadas é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida no trabalho. Abaixo você encontrará as vantagens mais importantes que aumentam a importância da ergonomia no trabalho. 

Em que a ergonomia pode ajudar?

Pode-se dizer que o conceito da ergonomia surgiu da necessidade das pessoas utilizarem menos estresse físico e mental em suas atividades diárias. Desta forma contribui para: 

Leia Também:  Ergonomia, Carreira em Asserção e um Desafio para Todas as Empresas.

Melhoria da postura e prevenção de doenças ocupacionais

Dor nas costas por má postura é uma das maiores causas de repouso nas empresas e LER/DORT por falta de vida laboral. equipamentos adequados e adaptados para os funcionários como cadeiras ergonômicas, suportes de tela, suportes para laptop, apoios de pés, apoios de cotovelo, por exemplo. Produtos ergonômicos.

É muito importante verificar sempre se os produtos estão ergonomicamente corretos, ou seja, se possuem laudo ergonômico elaborado por profissional do setor e se atendem à NR 17 (norma regulamentadora do Ministério do Trabalho). 

Produtividade

Adaptando e ajustando o ambiente de trabalho, com a ajuda de ferramentas ergonômicas e ginástica profissional, pode-se aumentar a atitude, a eficiência e a motivação do funcionário e, assim, realizar as tarefas diárias e a produção na empresa. 

Férias e afastamentos

Tecnologias ergonômicas trazem saúde e comodidade aos trabalhadores durante a jornada de trabalho. 

Reconhecimento profissional

O empregado sente-se reconhecido e valorizado quando recebe apoio para a realização de suas atividades. 

Boa qualidade de vida

Fadiga e lesões físicas podem ser aliviadas com ferramentas ergonômicas, intervalos, ginástica e métodos profissionais.

A NR 17 estabelece o quê?

Foram criadas normas regulamentadoras para regimentar e informar os procedimentos determinados que possuem relação à segurança e saúde ocupacional. 

objetivo da ergonomia
objetivo da ergonomia

Aprovados pela Portaria MTB (Ministério do Trabalho e Previdência Social), nº 3.214, de 8 de junho de 1978, são obrigatórios para qualquer empresa que utiliza a forma de trabalho CLT. A NR 17 é uma norma regulamentadora que trata da ergonomia no trabalho, como conforto do trabalhador, redução de lesões, dores e maior produtividade. 

No § 1º, a NR 17 cita: 

“visa desenvolver diretrizes e requisitos que permitam ajustar as condições de trabalho de acordo com as características psicofisiológicas dos trabalhadores para garantir conforto, segurança, saúde e trabalho eficiente.”

Leia Também:  Veja Agora a Diferença Entre eSocial e CNIS

Ademais, a norma aborda diretamente as questões relacionadas aos locais de trabalho, máquinas e equipamentos usados, às condições das atividades realizadas e à prevenção de danos à saúde com soluções ergonômicas.  

Qualquer descumprimento da NR 17 tem potencial de trazer diversas consequências, como aviso pela empresa (primeira vez) e prazo máximo de  60 dias para sanar as infrações. 

Caso a decisão não seja cumprida, a empresa será multada. Em caso de persistência do problema, você deve entrar com uma ação judicial. 

Para o empregado, entretanto, demissão com justa causa pode ser o resultado.

Apoio de uma empresa da área

Uma empresa com soluções de ergonomia e bem-estar ocupacional pode ajudar a criar todas as etapas da implementação da ergonomia ocupacional. A partir desse monitoramento, é enviado à empresa um diagnóstico ergonômico com detalhes e todos os pontos que precisam ser melhorados no local de trabalho e nos processos organizacionais. 

 A JRQ Master oferece uma gama completa de soluções em ergonomia como os programas Análise Ergonômica do Trabalho – NR 17, Avaliações Posturais Individuais, Avaliações de Postos de Trabalho, Relatório de Iluminância com base na NHO 11, Aplicação de Ferramentas Ergonômicas, Inventário de Riscos Ergonômicos, Ferramentas para Avaliações Psicossociais e Avaliações de Conforto Ambiental.

Vale salientar que ao falar em ergonomia, deve-se levar em consideração o que é necessário em um determinado grupo. Para implementá-lo adequadamente à sua empresa, você deve efetuar uma análise das características do local, riscos que podem ser possíveis e, a partir disso, fazer as alterações que são necessárias para que a saúde, o bem-estar e a segurança dos funcionários sejam garantidos.

Agora que você já sabe a importância da ergonomia e dela no ambiente de trabalho, fale com nossa equipe especialista e desenvolva um programa de ergonomia personalizado para sua empresa.

Compartilhar esse post

Procurando mais segurança para sua empresa e seus colaboradores?

Somos uma empresa especializada na área de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Post Publicado por

Post Publicado por

JRQ Master

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *