O trabalho industrial é notoriamente perigoso. Mas é para isso que serve o EPI. Eles mantêm os trabalhadores seguros. No entanto, testes de segurança, como fit test, são necessários para confirmar o uso do EPI.
Isso porque manter a segurança e a saúde dos colaboradores é de suma importância, além de proporcionar maior proteção jurídica às empresas. Portanto, nada mais correto do que se atentar aos detalhes necessários durante o horário de trabalho para prevenir o pior.
Portanto, o ideal é providenciar corretamente os EPIs necessários conforme indica a NR-6. Mas não só isso. Além do treinamento necessário para o uso correto do equipamento, deve-se atentar também para a qualidade do equipamento.
No blog desta semana, você pode saber mais sobre uma importante avaliação: o teste de aptidão. Siga abaixo para todas as informações mais recentes sobre este tópico.
O que é um Fit Test?
O Fit Teste também é conhecido como teste de ajuste respiratório. Portanto, pode comprovar com precisão a eficácia do dispositivo de proteção respiratória.
Ou seja, demonstra a aplicação de ferramentas e técnicas para garantir a contenção de agentes químicos perigosos durante o trabalho.
O teste de ajuste garantirá a eficácia do respirador contra agentes químicos
O Programa de Proteção Respiratória da Fundacentro – Orientação, seleção e uso de equipamentos respiratórios é requisito para a testagem. Portanto, deve ser implementado de acordo com a Diretiva Regulamentadora 01/1994. Para melhor entendimento, consulte o Capítulo 8 do RPF:
Cada usuário de máscara facial deve passar por um teste de ajuste para determinar se o respirador escolhido se encaixa em seu rosto. Pessoas sem vedação facial não estão sujeitas a este teste.
A ideia é justamente verificar se o respirador escolhido vai proteger efetivamente o trabalhador ao fornecer a vedação necessária. Outras funções dessa inspeção são quantificar as partículas dentro e fora do EPI e selecionar o respirador que melhor se adapta ao rosto do funcionário.
O Fit Test também ajuda a encontrar o melhor respirador para cada formato de rosto
Portanto, os resultados dos testes ajudam a selecionar o melhor modelo, tipo, tamanho e função de cada respirador. Com isso, fica mais fácil fornecer aos trabalhadores o EPI correto.
Atualmente, existem dois tipos de testes de aptidão: qualitativos e quantitativos. Por serem executados de forma diferente, cada um deles dará resultados diferentes.
Teste de ajuste qualitativo
Os usuários de EPI receberão uma solução doce ou amarga por meio de um nebulizador. Então a ideia é que não tenha gosto nem cheiro. Se sim, o respirador está aprovado.
Se houver odor ou sabor, a vedação do respiro deve ser verificada. Isso porque eles devem isolar completamente os funcionários dos fatores de risco durante as atividades de trabalho.
Teste de ajuste quantitativo
Para esta versão do teste de ajuste, você deve usar um contador de partículas. Ele se conecta diretamente ao aparelho respiratório. Dessa forma, ela consegue contar a diferença entre as partículas dentro e fora da máscara.
Portanto, um fator de estanqueidade pode ser atribuído ao EPI que está sendo inspecionado. Outra possibilidade é comparar a eficiência entre diferentes respiradores.
Quando você deve repetir o teste?
Agora você sabe que o teste de ajuste é obrigatório e para que serve. Mas é necessário repetir esse teste de vez em quando? Bem, o regulamento diz que sim, caso aconteçam alterações faciais ou quando precisa substituir o respirador por um modelo ou tamanho diferente.
Portanto, idealmente, o teste de vedação respiratória deve ser sempre atualizado à medida que o status de proteção dos funcionários muda. Portanto, é necessário repeti-lo com alguma frequência.
Fatores a ter em conta
Quando falamos de Fit Test, existem vários fatores que você deve levar com muita atenção. Isso significa que o melhor curso de ação é levar o teste a sério, atendendo a todos os requisitos do PPR.
Para cada teste, você deve armazenar o resultado em um documento
Além disso, conforme mencionado acima, é uma boa ideia testar novamente se houver mudanças significativas no pessoal. Isso porque pode acabar interferindo na vedação.
A frequência recomendada de testes é de pelo menos uma vez a cada 12 meses por funcionário.
Saiba como economizar na hora de comprar EPIs
Finalmente, o PPR enfatizou a diferença entre vedação e verificação de vedação. As inspeções são realizadas pelos trabalhadores, antes mesmo de entrar na área de risco. As juntas são analisadas qualitativa ou quantitativamente por testes de vedação.
Fit Test gera arquivos importantes
Acima, você viu a importância e as obrigações legais que ele acarreta. Portanto, é necessário preparar um teste de adequação para sua empresa.
Um ponto relacionado a considerar é a obrigação de reter a documentação que demonstra o desempenho do teste. Portanto, é necessário providenciar uma forma de enviar tudo direitinho, além dos equipamentos para o exame propriamente dito.
Você precisa organizar seus arquivos de maneira funcional
Por isso, é ideal implementar a gestão documental na sua empresa. Esse conceito facilita a vida de quem trabalha controlando arquivos.
Além disso, acelera os processos internos de pesquisa e validação, melhorando os processos dentro da empresa.
Como usar o gerenciamento de documentos?
Utilizar a tecnologia é a melhor forma de aplicar a gestão documental em sua empresa. Isso porque, com um software especializado, é possível simplificar a gestão e otimizar resultados.
Hoje, a tecnologia é a melhor aliada do gestor, principalmente porque as empresas precisam de muita informação. Portanto, as ferramentas computadorizadas são as mais recomendadas. Dessa forma, você pode adaptar o dia a dia da sua empresa à concorrência do mercado.
Portanto, nada mais correto do que utilizar uma dessas ferramentas para gerenciar seus documentos, principalmente por conta dos documentos exigidos por lei. É o caso dos resultados dos testes de fixação do aparelho respiratório, conforme demonstrado neste artigo.
A JRQ Master possui equipamento próprio, PortaCount Pro+ da TSI. Para realizar ensaios de vedação quantitativo (Fit Test) em atendimento às ações de controle do PPR- Programa de Proteção Respiratória.
O Portacount Pro+ é capaz de testar uma vasta gama de respiradores como máscaras semifaciais e faciais inteiras, dentre outras.
Nossa equipe técnica está a sua disposição para atender as demandas de Ensaios de Vedação Quantitativo em seus colaboradores.